Linfoma


O Linfoma é um termo que designa um conjunto de doenças neoplásticas do sistema linfóide. Estes estão divididos em dois grandes grupos: linfomas Hodgkin e linfomas não-Hodgkin.
o sistema linfóide é constituído pelos órgãos primários (timo e medula óssea) e pelos órgãos secundários (linfonodos, baço e tecidos linfóides como as adenóides e as amígdalas. Os linfócitos são nada mais do que células do sistema imune que defende o organismo sempre que agentes externos o atacam. Estes têm origem na medula óssea e se formam das células linfóides que passam por várias fases de maturação.
Como já foi referido, existem dois grandes grupos de linfomas. Os linfomas Hodgkin incluem dois tipos de células: células Hogdkins mononucleadas e as células Reed-Stenberg grandes e multinucleares. As células Reed-Stenberg têm origem numa célula B que possui expressão diminuída ou inexistente de imunoglobinas de superfície. O complexo formado por estas células é nornalmente chamado de HRS. Os fatores de risto para surgir esta doença são todas as doenças que diminuam a capacidade de ação do sistema imunitário como o vírus HIV. Os sintomas dependem da sua localização mas quando os linfonodos surgem perto da pele, verá linfonodos aumentados mas sem dores. No peito poderá sentir tosse ou dor torácica. Outros sintomas incluem perda de peso, fadiga, febre, entre outros. Para diagnosticar esta doença deve ser efetuada uma biópsia.
Por seu lado, o linfoma não-Hodgkin inclui mais de 20 subtipos. No brasil, estes linfomas são mais comuns nas crianças pois nas mulheres os casos deste linfoma foram de 4200 e nos homens de 4900, em 2009. Um ano antes, foi anunciado que o número de mortes por LNH foi de 3568. Nos últimos anos a sua incidência tem aumentado bastante, sobretudo nas pessoas acima dos 60 anos. Os fatores de risco incluem a exposição a grandes doses de radiação, o uso de determinadas drogas e o vírus HIV. Os sintomas podem ir desde a febre até à sudorese noturna excessiva e a perda de peso sem aparente explicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário