Quimioterapia


Um dos maiores dramas atuais é o cancer. É uma doença avassaladora que deixa marcas profundas nos pacientes e cujos avanços médicos têm sido fulcrais para combater as elevadas taxas de morte.
Uma das formas de tratamento desta doença é a quimioterapia. A quimioterapia trata das doenças através de substâncias químicas que afetam as células. Além do cancer, este tratamento também é utilizado para combater outras doenças autoimunes como a artrite reumatóide ou a esclerose múltipla.
A quimioterapia já é utilizada como tratamento de doenças há dezenas de anos. Quando o gás mostarda foi utilizado na Segunda Grande Guerra, algumas pessoas ficaram expostas e viram os seus leucócitos diminurem no sangue. Isto fez com que os médicos e cientistas acreditassem que poderia ser utilizado para combater o cancer pois o cancer é o crescimento de células que destroem tecidos do organismo. Isto possibilitava o controlo do seu crescimento e, possivelmente, a cura para a doença. Existem quatro tipos de quimioterapias:
- Quimioterapia adjuvante: É administrada depois de um tratamento principal como a cirurgia para diminuir a incidência de disseminação do cancer.
- Poliquimioterapia: Associação de vários tóxicos que atuam de várias formas para diminuir a dose de cada fármaco e aumentar a potência terapêutica das substâncias conjuntas.
- Radioquimioterapia concomitante: É administrada em conjunto com a radioterapia de modo a potencializar os efeitos da radiação ou atuar com ela.
Quimioterapia neoadjuvante ou indutória: É iniciada antes dos tratamentos cirurgicos ou de radioterapia para avaliar a efetividade do tratamento. Diminui o estado do tumor e pode ser um fator de prognóstico da doença.
Alguns dos efeitos secundários deste tratamento inclui a queda de cabelo, diarreia, náuseas, anemia, infeções várias, hemorragias, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário