Melanoma


O aquecimento global aliado à negligência das pessoas na hora de ir até à praia, tem vindo a aumentar os casos de cancer de pele por todo o mundo. Esse é um assunto muito grave mas que muita gente ainda deixa passar em claro, nada fazendo para se prevenir.
O tipo de cancer de pele mais grave é o melanoma. Este se deselvove nas células localizadas na epiderme e é sempre maligno. Existem cinco tipos de melanomas:
Superficial – esse é o mais comum e o menos agressivo de todos os melanomas;
Nodular – é o segundo caso mais frequente dos melanomas;
Lentigo Maligno Melanoma;
Acral Lentiginosos: o menos frequente, mas o mais agressivo de todos. É mais comum entre pessoas de pele escura
Amelanocítico – é uma forma rara de melanoma e o tratamento e o prognóstico depende de vários fatores como o subtipo ou o grau de invasão.
A função dos melanócitos é de produzir melanina que é o que da a cor natural à sua pele. Quando esta é exposta ao sol, mais pigmento é produzido, tornando sua pele bronzeada. Por vezes surgem os chamados sinais que são muito comuns e que são apenas proeminências de grupos de melancócitos. Uma pessoa possui entre 10 a 40 sinais por todo o corpo, das mais variadas cores. Quem tem pele mais escura, tende a ter sinais mais escuros. A sua forma pode ser redonda ou oval e surgem no nascimento ou durante a sua vida. Quando estes são removidos por cirurgia não voltam.
Além da pele o melanoma também pode ocorrer nos olhos. Com a idade, aumenta o risco de desenvolver um melanoma e cresce nos homens sobretudo no tronco ou cabeça e pescoço e nas mulheres nas zonas inferiores das pernas. Em pessoas de pele escura o melanoma é raro mas quando surge tende a ser debaixo das unhas dos pés e das mãos ou na palma das maõs e planta dos pés.

Nenhum comentário:

Postar um comentário