Sinais De Câncer De Mama



O câncer de mama é o câncer que atinge o tecido do peito. Uma vez que esse tecido é comum tanto em mulheres quanto em homens, ambos os sexos estão propensos a desenvolverem esse tipo de cancro. Embora, em homens, a ocorrência é de menos de 1% do total de diagnósticos.  Por outro lado, em mulheres, é a segunda maior causa fatal das doenças classificadas como cancerígenas.
Os tumores epiteliais (carcinomas) podem ser de origem lobular ou ductal (mais comum) e raramente sarcomas (originados do tecido conjuntivo).
O câncer de mama não causa dor física (provavelmente nos estágios mais avançados da doença), por isso a importância de se fazer o auto-exame da mama para a identificação precoce. Através do auto-exame pode se detectar alguns sinais da doença como: alteração no formato da mama, endurecimento da mama, aparecimento de nódulos na mama ou debaixo do braço (sendo que em 90% dos casos, são benignos. Já os malignos, geralmente são solitários, em uma única mama), retração da pele da mama ou dos mamilos, inchaço significativo, dor mamária, vermelhidão e secreção contínua por um dos ductos (espontânea e sanguinolenta).
Pessoas com casos na família, tanto desse tipo de câncer quanto dos demais, devem ter atenção redobrada para prevenir o aparecimento da doença ou impedir sua expansão. Para aquelas pessoas sem casos na família, mas que estejam na faixa de idade de maior número de casos (entre 40 e 60 anos), o auto-exame é indispensável. Mulheres com sobrepeso, com maior fase reprodutiva, com altos níveis de receptores de estrogênio positivo têm maior propensão ao desenvolvimento da doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário