O Que É O Cancer De Mama


O cancer de mama é um dos maiores flagelos de saúde feminina pois é a forma mais comum de cancer nas mulheres. A nível mundial, uma a cada nove mulheres é afetada, em algum ponto de sua vida, por essa doença. O número de doentes tem vindo a aumentar bastante desde meados de 1970 e é a segunda maior causa de morte por cancer. Essa doença também afeta os homens mas em muito menor escala.
No Brasil, o cancer de mama é o tipo mais comum nas mulheres, superando o cancer de colo do útero, reto e cólon, pulmão e estômago. A maioria dos casos ocorre em São Paulo (39.8%), e depois no Rio de Janeiro (28.7%). Entre o ano de 2000 e o ano de 2008, o número total de casos em São Paulo aumentou quase 42%, sendo mais comum entre mulheres de 40 a 60 anos. Em 2003, 94 em cada 100.000 habitantes de São Paulo foram diagnosticados com cancer de mama. Isto poder-se-á dever a um elevado consumo de álcool e de tabaco, além da ingestão de toxinas e hormónios em exagero.
Na hora do prognóstico, a idade conta bastante pois a faixa mais afetada está entre os 40 e os 60 anos. Apesar de ser o cancer que mais mata nas mulheres, não é a doença mais letal nem a mais grave. Tanto os problemas cardíacos como os derrames cerebrais matam dez vezes mais do que o cancer de mama. De fato, à volta de 22% dos casos de cancer regridem sem ser necessária intervenção.
Alguns dos sintomas são: mudança de tamanho ou formato da mama, retração da pele da mama ou do mamilo, aparecimento de nódulo ou endurecimento da mama ou na zona por baixo do braço, inchaço da pele ou mucosas e alteração da coloração da pele da mama ou da aréola.
O essencial é prevenir, portanto esteja atenta a todos os sintomas e a qualquer modificação em seu peito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário