Radioterapia


Esta é uma técnica e um tratamento essencial para combater os problemas oncológicos. O cancer é um dos dramas do mundo atual mas várias novas técnicas têm surgido de modo a combater a doença. Anualmente milhares de novos casos são diagnosticados por todo o mundo mas ainda não existem tratamentos totalmente fiáveis para combater todos eles.
Ainda assim, a radioterapia é uma grande ajuda e é utilizado comummente por todos os médicos especialistas. Existem dois tipos de usar a radiação para combater o cancer:
Radioterapia externa: utiliza aceleredores lineares ou fontes externas de radiação;
Braquiterapia: tratamento através da utilização de isótopos inseridos nos tecidos do corpo do paciente.
Para a radioterapia externa, o tumor é atingido pela radiação que surge de um aparelho externo ao corpo do doente. Outras estruturas também são afetadas por este tratamento como os órgãos e os tecidos. Os equipamentos para este efeito podem ser a de quilovoltagem, megavoltagem ou teleisotopoterapia. Na prática são tipos como os de raios-x e são utilizados sobretudo em tumores superficiais. Para tumores em órgãos como a próstata ou a bexiga é utilizado um maior volume de energia para que se poupem os tecidos saudáveis.
Na braquiterapia, a fonte da radiação é colocada no corpo do doente. Pequenas cápsulas são libertadas para as zonas do tumor de modo a enviar radiação diretamente.
Qualquer um destes tratamentos é muito agressivo para os doentes mas são essenciais para o tratamento do cancer. A radioterapia é aconselhada e deve ser encarada como uma boa oportunidade para o doente ter esperança na recuperação total da doença. Alguns dos efeitos secundários dos tratamentos incluem o cansaço, perda de apetite e pequenas reações na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário